Há coisas que é sempre bom ter em casa. Um exemplo é a caixa de ferramentas. Mas como montar o kit de sobrevivência para pequenos consertos sem exagerar na dose e adquirir utensílios que nunca serão usados?
A primeira dica é ter somente o necessário, aquele material que pode ser usado em diferentes circunstâncias. Para casos específicos, sugiro ver as necessidades do momento e comprar somente o que será preciso para resolver o problema em questão. E o que é o básico? Vamos à lista:
Chave de fenda É possível comprar um jogo pronto ou cada uma individualmente. Sugiro que se tenha três: uma pequena, com haste fina, para parafusos pequenos; uma média, com pouco menos de um centímetro de diâmetro, e uma grande. Todas, com cabo comprido, para ser segurado com a mão inteira.
Chave de fenda, que tem a ponta chata, é ideal ter em três tamanhos |
Chave Philips É uma chave igual à de fenda, mas usada em outro tipo de parafuso, com a fenda em cruz - em vez de em linha reta. Também é interessante ter três tamanhos diferentes de bitola.
Philips foi a primeira a usar fenda em cruz, daí a associação à marca |
Chave-teste É usada para testar se a energia realmente está desligada, garantindo que um resíduo ou até um erro na instalação - em que a o disjuntor desligado não corta realmente a energia no ponto esperado - não causem um choque. Também é usada em tomadas para saber qual fio é o fase (o que tem mesmo energia) e qual é o neutro. Quando se coloca a ponta na fonte de energia e se encosta o dedo na parte metálica do cabo, a lâmpada deste se acende, mostrando que há energia elétrica no local.
Se a lâmpada no interior do cabo acende, é porque há energia |
Alicate universal Usado para cortar e dobrar fios, além de apertar objetos - unir as pontas de um elo, por exemplo. O tamanho é padrão, e o ideal é que o cabo seja isolado.
Alicate universal: usa-se ponta para apertar e base para cortar fios |
Martelo de unha tem uma ponta bifurcada, para extração de pregos |
Arco de serra Também chamado de serrinha, serve para cortar tubos de PVC, pequenos pedaços de madeira e até objetos em aço. Importante: para cada material, existe um tipo de serra diferente. Para facilitar no armazenamento, pode-se optar por um arco desmontável.
Arco de serra, também conhecido como serrinha |
Fita isolante Usada em consertos elétricos.
Fita veda-rosca Usada em consertos hidráulicos.
Tubo de cola plástica
Também chamado de adesivo plástico, serve, principalmente, para colar canos de PVC.
Trena Também não aparece entre os itens indispensáveis, mas é bastante útil, não apenas em consertos, mas em situações gerais - como medir a porta para saber se a geladeira nova tem como entrar na cozinha.
Trena não é indispensável mas é útil |
Tesoura Embora seja um utensílio que sempre se tem em casa, sugero ter uma tesoura exclusiva para os pequenos consertos da casa.
Caixa de ferramentas
Para manter tudo organizado e fácil de encontrar quando for necessário, guarde os utensílios em uma caixa de ferramentas. Existem diferentes tamanhos e modelos à disposição nas lojas de ferragens, onde se pode encontrar os itens listados acima.
Para manter tudo organizado e fácil de encontrar quando for necessário, guarde os utensílios em uma caixa de ferramentas. Existem diferentes tamanhos e modelos à disposição nas lojas de ferragens, onde se pode encontrar os itens listados acima.
E mesmo tendo as ferramentas e não saber como usa-las me chame e eu irei lhe auxiliar.
Ligue 9917-3676 e solicite uma visita
Francisco
0 comentários:
Deixe seu comentário: